Guia de Compliance

Política de Privacidade


Introdução

Por favor, leia cuidadosamente esta Política de Privacidade (“Política”) para entender nossas práticas de tratamento de dados pessoais.
O Grupo Unobank (a “Unobank”) prioriza em suas atividades valores como transparência, respeito e ética. Nossa Política visa reafirmar o compromisso com a privacidade, o sigilo e a segurança de todos os dados pessoais de pessoas naturais, sejam elas clientes, potenciais clientes, parceiros, fornecedores, candidatos a vagas de emprego ou visitantes dos nossos Sites, Redes Sociais e Aplicativos (em conjunto definidos indistintamente como “Usuário”).

Conceitos básicos para entender esta Política

Termo

Conceito

Dados Pessoais

são todas as informações que identifiquem ou tornem identificável um Usuário. Como por exemplo: nome, CPF, e-mail, telefone, entre outros.

Dados Pessoais Sensíveis

são dados pessoais relacionados à origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculados à pessoa natural.

Tratamento ou Tratar

significa qualquer operação de coleta, recepção, utilização, acesso, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, classificação, reprodução, distribuição, eliminação, processamento e avaliação de Dados Pessoais.

Bases Legais

são as hipóteses legais que autorizam a Genial a tratar os Dados Pessoais. Todo e qualquer tratamento de Dados Pessoais só pode ser considerado válido se tiver fundamento em uma base legal legítima.

Titular ou dados do titular

é a pessoa natural a quem os Dados Pessoais se referem. No contexto desta Política, pode ser qualquer Usuário.

Serviços

Para os fins da presente política, entende-se por Serviços, a ampla gama de serviços oferecidos pela Genial aos Usuários, como mera informação, conteúdo educacional, serviços de conta de depósito, investimento em fundos, ações, títulos públicos e valores mobiliários em geral transferências, PIX, câmbio, crédito, serviços bancários em geral, entre outros, bem como a oportunidade de participação de processos seletivos junto à Genial.

Por que o unobank trata Dados Pessoais?

O unobank está comprometido em oferecer Serviços com qualidade e trabalha diariamente para aprimorar suas medidas de segurança e garantir a preservação dos Dados Pessoais do Usuário. A proteção de dados envolve respeito e comprometimento com a segurança dos Dados Pessoais do Usuário e respeito à sua privacidade.

Ao interagir com os Serviços do unobank, o Usuário poderá transferir informações contendo seus Dados Pessoais através das funcionalidades disponíveis nos sites, redes sociais, aplicativos e aplicações do unobank (“Plataformas”), redes sociais de terceiros (como o Instagram e o Facebook), e-mail, telefone, entre outras fontes.

Esta Política de Privacidade descreve quais Dados Pessoais do Usuário são coletados e como são tratados pelo unobank.

Quais Dados Pessoais são Coletados?

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a respeito do Usuário. O unobank poderá coletar Dados Pessoais fornecidos diretamente pelo Usuário, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado.

Dados pessoais fornecidos diretamente pelo Usuário: O unobank coletará os dados pessoais inseridos ou encaminhados ao acessar os nossos canais (sites, redes sociais ou aplicativos) ou ao contratar produtos e/ou serviços fornecidos por empresas do Grupo Unobank.

Dados pessoais fornecidos por terceiros: O unobank pode receber dados pessoais por intermédio de terceiros, sejam parceiros ou prestadores de serviços, que possuam algum relacionamento com o Usuário. É possível, ainda, que o unobank colete dados em bases públicas, disponibilizadas por autoridades (como a Receita Federal, por exemplo) ou por terceiros, ou até mesmo dados tornados públicos em websites ou rede sociais, sempre respeitando a privacidade.

Dados pessoais coletados automaticamente: O unobank também pode coletar certas informações de modo automático e para tanto se utiliza de algumas tecnologias de mercado, como cookies, com o propósito de melhorar a sua experiência de navegação em nossos serviços, de acordo com os seus hábitos e as suas preferências.

Os dados coletados poderão ser de diversos tipos, dependendo da interação do Usuário (através das Plataformas, e-mail, telefone, redes sociais de terceiro, dentre outros), conforme descrições a seguir:

Informações pessoais de contato: Conforme o Usuário navega e interage nas Plataformas, no Sites ou nas redes sociais, o unobank poderá coletar informações sobre as suas ações como, por exemplo, quais links foram acessados, quais páginas ou conteúdos foram visualizados, por quanto tempo, a quais produtos o Usuário aderiu, dados de geolocalização, dados de provedor e navegador, entre outras informações e estatísticas semelhantes sobre suas interações.

Informações de utilização de sites/comunicação: Conforme o Usuário navega e interage nas Plataformas, no Sites ou nas redes sociais, o unobank poderá coletar informações sobre as suas ações como, por exemplo, quais links foram acessados, quais páginas ou conteúdos foram visualizados, por quanto tempo, a quais produtos o Usuário aderiu, dados de geolocalização, dados de provedor e navegador, entre outras informações e estatísticas semelhantes sobre suas interações.

Informações técnicas sobre o computador/dispositivo móvel: Qualquer informação sobre o sistema de computador ou outro dispositivo que o Usuário utiliza para acessar as Plataformas, Sites ou redes sociais, como o endereço IP, o tipo de sistema operacional e o tipo e a versão do navegador da web.

Informações financeiras: Incluem informações sobre o perfil de crédito do Usuário, fonte de renda, vínculo empregatício, IR, score gerado por bureaus de crédito, contra-cheques, dentre outros.

Informações públicas e de Recursos Humanos: Incluem informações do Usuário para candidatura a vagas disponíveis no unobank, incluindo qualquer informação educacional, currículos, experiência profissional, dentre outros.

O unobank, por medidas de segurança, poderá solicitar outros dados adicionais com o propósito de impedir tentativas de fraudes.



Finalidade de tratamento de Dados Pessoais

O unobank realiza o tratamento de Dados Pessoais, principalmente, para viabilizar a relação comercial com o Usuário, para cumprir obrigações contratuais ou, ainda, para cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, podendo, em casos específicos, coletar dados para atender finalidades específicas, conforme apresentado abaixo:

Atendimento:
O unobank utiliza Dados Pessoais para atender o Usuário, através de seus canais de atendimento, e responder aos seus questionamentos, reclamações e solicitações. Isso, normalmente, requer o uso de seus Dados Pessoais de contato e informações cadastrais, além de informações sobre os Serviços e produtos adquiridos;

Prestação de Serviços:
O unobank utiliza Dados Pessoais para viabilizar e gerenciar operações, aquisições de produtos e Serviços solicitados pelo Usuário.

Avaliação de Crédito:
O unobank utiliza Dados Pessoais para analisar a capacidade financeira, renda mensal e capacidade de pagamento do Usuário, para possível concessão de crédito.

Processos de Compliance:
O unobank utiliza Dados Pessoais do Usuário para condução de seus processos internos de compliance.

Canal de Denúncias:
O unobank utiliza Dados Pessoais para atendimento às denúncias e reclamações do Usuário e verificação de sua identidade.

Controle e Monitoramento:
O unobank utiliza Dados Pessoais para monitoramento e gerenciamento das interações do Usuário nas Plataformas. Ademais, os Dados Pessoais são usados para prevenção e para aprimoramento das Plataformas do unobank.

Manutenção de Cadastro:
O unobank utiliza Dados Pessoais para viabilizar a manutenção do cadastro do Usuário.

Candidatura a vagas de trabalho:
O unobank utiliza Dados Pessoais para disponibilizar a candidatura do Usuário às vagas de trabalho oferecidas pelo Grupo Unobank.

Cumprimento de Obrigação Regulatória:
O unobank utiliza Dados Pessoais para cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

Investigação de Fraudes e Crimes Financeiros:
O unobank utiliza Dados Pessoais para Investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e garantia da segurança dos clientes do unobank e do sistema financeiro.

Marketing:
O unobank utiliza Dados Pessoais para prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos nossos produtos e serviços.

Cumprimento de Ordens de Autoridades Competentes:
O unobank utiliza Dados Pessoais para Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.


Cookies

“Cookies” são pequenos arquivos de texto armazenados no navegador ou dispositivo do Usuário. Os cookies permitem reconhecer as preferências do Usuário para, por exemplo, adaptar as Plataformas às suas necessidades específicas.

O unobank utiliza Cookies para melhorar o uso e a funcionalidade de suas Plataformas e entender melhor como o Usuário utiliza as ferramentas e serviços ali oferecidos. Os Cookies nos ajudam a adaptar os Plataformas às necessidades do Usuário, facilitando cada vez mais o seu uso.
Como o unobank usa Cookies?

O unobank poderá utilizar os seguintes tipos de cookies em suas plataformas:

I. cookies estritamente necessários, para que as plataformas do unobank funcionem corretamente, autenticando logins, por exemplo. Não é possível recusar estes cookies se o Usuário quiser utilizar os serviços do unobank;
II. cookies de análise, para melhorar o conteúdo das plataformas, fornecendo informações sobre como está sendo utilizada, os cookies de análise realizam a coleta automática de determinados dados pessoais advindos do navegador de internet utilizado pelo Usuário, incluindo endereço IP e páginas visitadas;
III. cookies de funcionalidade, para gravar os dados anteriormente fornecidos para, por exemplo, registrar as informações de login do Usuário, a fim de permitir a sua identificação na próxima visita ao site.
O uso de cookies para essas finalidades tem respaldo no legítimo interesse do unobank. Caso o Usuário deseje recusar a instalação desses cookies no seu dispositivo e/ou optar pela remoção decookies, o Usuário pode fazer isso pela configuração do seu navegador. Para mais explicações sobre como proceder, basta acessar os links abaixo. Para encontrar informações relacionadas a outros navegadores, visite o site do desenvolvedor do navegador.
• Firefox
• Microsoft Edge
• Chrome
• Safari
• Internet Explorer

Importante esclarecer que o unobank não se responsabiliza pelo uso de cookies por terceiros.
O Usuário deve ficar atento, pois os cookies colocados por terceiros podem eventualmente continuar a monitorar as suas atividades online mesmo depois de ter saído das Plataformas, Sites e redes sociais do unobank, sendo recomendável que seja feita a gestão dos cookies instalados regularmente.


Compartilhamento de Dados Pessoais

Dado o ramo de atividade do unobank há uma série de compartilhamentos inerentes a prestação do serviço, dessa forma, dados pessoais podem ser compartilhados com outras empresas, fornecedores e autoridades, regulatórias e autorregulatórias. Abaixo, algumas das situações em que o unobank compartilha dados pessoais:

Fornecedores, Prestadores de Serviços e Parceiros Comerciais: O unobank contrata ou é contratada de outras empresas para realizar determinadas atividades, como a oferta de crédito, seguros, câmbio entre outros. Tais atividades poderão, no contexto da prestação dos serviços, receber Dados Pessoais de Usuários.

O unobank inclui em seus contratos com tais terceiros disposições claras no sentido de proteger a privacidade dos dados pessoais dos Usuários e atua no gerenciamento de tais disposições. No entanto, o unobank não é responsável por garantir o correto manuseio dos dados pessoais por terceiros.

Bureaus de crédito: O unobank pode compartilhar os dados do usuário com empresas que realizam a análise de perfil pessoal com relação ao risco de concessão do crédito, a fim de conferir maior segurança às operações e evitar possíveis fraudes ou crimes contra o sistema financeiro nacional.

Autoridades Públicas, Reguladores e entidades autorreguladoras: Para fins de cumprimento de obrigações legais, o unobank pode compartilhar Dados Pessoais de usuários com autoridades governamentais como, por exemplo, o Banco Central do Brasil (BACEN), a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e outras agências e entidades públicas reguladoras e autorreguladoras.

Proteção de direitos: O unobank se reserva ao direito de acessar, ler, preservar e divulgar quaisquer dados necessários para cumprir uma obrigação legal, regulatória, autorregulatória, ordem judicial, administrativa ou regulatória, ou para proteger os direitos, propriedade ou segurança do unobank, clientes, fornecedores e colaboradores.

Esta Política é restrita aos Serviços do unobank, não se estendendo a qualquer outro sistema ou endereço eletrônico que porventura venha a ser disponibilizado pelo unobank para consulta e visualização pelo Usuário. Deste modo, o unobank não se responsabiliza pela política de privacidade dos sites e sistemas eletrônicos de outras instituições que estejam disponíveis em seus sistemas eletrônicos por meio de links ou outras formas de divulgação.


Redes Sociais

Algumas informações, conteúdos e ferramentas disponibilizadas nos sistemas eletrônicos do unobank podem ser compartilhados pelo usuário por meio de determinadas mídias e/ou ferramentas de redes sociais. Neste sentido, o usuário pode realizar determinadas ações de compartilhamento tais como “compartilhar”, “curtir”, ou “comentar” conteúdos, notícias, vídeos, produtos de investimento, ferramentas etc. Nesses casos, o unobank não é responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos usuários feito pelas mídias e/ou ferramentas de redes sociais, que utilizam, divulgam e protegem os dados pessoais de acordo com suas respectivas políticas de privacidade.


Direitos do Usuário

O Usuário, enquanto titular de Dados Pessoais, possui os seguintes direitos relativos às suas informações pessoais:

• Solicitar uma confirmação sobre a existência de tratamento de seus dados pessoais;
• Solicitar uma cópia dos seus Dados Pessoais tratados pelo unobank;
• Solicitar a correção e/ou retificação dos Dados Pessoais, caso identifique que alguns deles estão incorretos, incompletos ou desatualizados;
• Solicitar a anonimização, o bloqueio ou a eliminação dos Dados Pessoais da base de dados do unobank;
• Solicitar a portabilidade dos Dados Pessoais a outro fornecedor de produtos ou serviços similares;
• Solicitar a eliminação dos Dados Pessoais coletados e utilizados com base no seu consentimento;
• Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, poderá se negar a consentir ou revogar seu consentimento; e
• Opor-se a determinado tratamento de dados.

Em caso de dúvidas, comentários e exercício de qualquer dos direitos listados acima, entre em contato pelo e-mail [email protected].

Para o exercício de direitos, o unobank poderá solicitar informações e documentos adicionais, objetivando evitar fraudes, bem como para seguir as disposições legais aplicáveis e orientações da Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

O unobank poderá deixar de atender a uma solicitação de Usuário quanto ao exercício de direitos listados acima se houver motivos legítimos para tanto. São exemplos de motivos legítimos: (a) se a revelação de informações violar segredos de negócio do unobank ou de terceiros; (b) se o pedido de anonimização, bloqueio ou eliminação de dados seja contrário à obrigação legal, regulatória ou autorregulatória aplicável à Unobank ou impossibilite a ampla e irrestrita defesa de direitos do unobank ou de terceiros, inclusive em disputas de qualquer natureza.

Algumas solicitações podem exigir maior prazo para resposta, em razão de sua complexidade ou impactos.


Armazenamento de Dados Pessoais

O unobank obedece a práticas de armazenamento de Dados Pessoais alinhada à legislação aplicável. Os Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo necessário para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, desde que fundamentadas em base legal.
Periodicamente, o unobank analisa tecnicamente o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado.

Transferência Internacional de Dados Pessoais

O unobank poderá transferir Dados pessoais coletados no Brasil para terceiros localizados em outros países, por exemplo, quando são armazenados pelo unobank em servidores de computação em nuvem localizados fora do Brasil, para o alcance das finalidades de tratamento de que trata esta Política.

O unobank tem a sua sede no Brasil e os dados coletados são regidos pela legislação brasileira. O Usuário, ao se cadastrar nas plataformas do unobank ou assinar um contrato de prestação de serviços, concorda com a transferência de seus dados para outros países que possam ter leis e requisitos de proteção de dados diferentes daqueles que se aplicam ao Brasil.


Segurança dos Dados Pessoais

Nos processos de armazenamento, são observados todos os padrões de segurança considerados pelo unobank como necessários para a preservação da confidencialidade e integridade dos Dados Pessoais. Em linha com o escopo desta Política, transcritas as diretrizes gerais de segurança dos Dados Pessoais:

• Todo e qualquer Dado Pessoal de Usuário que estiver sobre o domínio do unobank ou sob a guarda de qualquer um de seus colaboradores é regido pela “Política de Segurança da Informação e Segurança Cibernética”.
• Os Dados Pessoais serão processados por nossos colaboradores, representantes ou parceiros autorizados, desde que estes precisem ter acesso a tais informações, dependendo dos propósitos específicos para os quais seus Dados Pessoais tenham sido coletados;
• O Armazenamento dos Dados Pessoais é realizado em ambientes operacionais que usam medidas de segurança razoáveis para prevenir acesso não autorizado;
• O unobank segue protocolos razoáveis para proteger Dados Pessoais.


Comunicações

Se houver outras dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas a esta Política, ou suspeita de utilização indevida de seus Dados Pessoais, o Usuário poderá entrar em contato com o unobank por meio dos canais de atendimento disponíveis no site ou com o encarregado de tratamento de dados pessoais através do e-mail: [email protected]


Alterações a esta Política de privacidade

O unobank poderá alterar esta Política de Privacidade a qualquer tempo. Toda vez que alguma condição relevante desta Política de Privacidade for alterada, essas alterações serão válidas, eficazes e vinculantes após a nova versão ser divulgada em nosso site.


Última atualização em 19/12/2023